quinta-feira, 15 de abril de 2010

MINISTÉRIO DA MARINHA NÃO RESPEITA HISTÓRIA DO FAROL DE ITAPUÃ


Ministério da Marinha Brasileira não respeita patrimônio histórico de Viamão - Farol de Itapuã



Caros amigos e jornalistas
Como conselheiro representando a secretaria da educação de Viamão, há mais de um ano não recebo convocação para participar do Conselho Consultivo do Parque de Itapuã. Esta antena, como qualquer obra construida no espaço territorial do municipio de Viamão, tem que respeitar o Código de obras e o Plano Diretor. A antena, não sendo licenciada pela SMDE , pode ser embargada. Sugiro uma visita ao local, no barco do Professor Mansio, com a fiscalização de Viamão, Patrulha Ambiental, Fepam, Ibama, Covima, Concivi para tomarmos as devidas providencias. Covima e Concive deve pautar esta questão e convocarem o representante mais próximo do Ministerio da Marinha para prestar esclarecimentos. É flagrante a poluição visual de um monumento histórico em uma Unidade de Conservação. Destoa completamente da paisagem. è como colocar uma antena na frente do Cristo Redentor. Se temos orgulho de nossos espaços historico-ecológicos-culturais temos que lutar contra isto, mobilizando as entidades que nos representam. Eng Mauro Schreiner fone 84110425-Conselheiro do Concive, Covima e Conselho Gestor do Parque de Itapuã, diretor do primeiro grupo ecologico de Viamão, o GEV, que na década de 80 participou junto com AGAPAM efetivação do Parque de Itapuã.
Chegou-me de Itapuã a notícia da construção de uma antena de VHF junto ao Farol. Segundo informações, trata-se de uma obra do Ministério da Marinha necessária a comunicação com o Porto de Rio Grande.
O Farol de Itapuã é o segundo farol mais antigo no Sul do país. É patrimônio histórico. Além disso, está localizado no interior de uma unidade de conservação. Seu licenciamento deveria, portanto, passar pela anuência da DUC/DEFAP, ouvido o conselho consultivo daquela UC.
Segue foto em anexo para comprovar o quanto a instalação da referida antena compromete a paisagem do local.
Para obras desse tipo deveriam ser estudadas alternativas técnicas e locacionais.

From: mauroschreiner@hotmail.comTo: silveiracm@brturbo.com.brSubject: FW: Antena no Farol de ItapuãDate: Wed, 14 Apr 2010 00:15:28 +0000



Caro amigo biólogo Cristiano. Logo que recebi tua noticia procurei me informar através de seu próprio depoimento e confesso, FIQUEI ESTARRECIDA, quanta irresponsabilidade que ainda vemos nos dias de hoje da parte de pessoas que deveriam respeitar a lei. Estou a disposição para apoiar nossas paisagens ambientais e defender nosso patrimonio histórico-ecológico-cultural.


Conte comigo, saudações.


Sonia Maria de Aguiar Machado da Casa de Cultura Nova Era.


--
Biól. Cristiano M. SilveiraDepartamento de Meio Ambiente
P.M. de Viamão
(51)30547612

From: mauroschreiner@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores