terça-feira, 19 de outubro de 2010

CONSTRUTIVISMO RELACIONAL: PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO DE AULA

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Ciências Físicas e Biológicas - EAD

Tarefa da semana 09


Disciplina: Psicologia da Educação
Professora: Tânia Beatriz Iwaszco Marques
Aluno: Vilson Antonio Arruda
Pólo: Porto Alegre


TAREFA: Proponha uma proposta de aula a partir da teoria eleita.

CONSTRUÇÃO DA TAREFA:

Teoria eleita: Construtivismo Relacional

Biologia e o grão de feijão

Escola Estadual Técnica de Agricultura de Viamão
Disciplina: Biologia
Professor: Vilson Arruda
Curso: Ensino Médio
Etapa: 1º série
Conteúdo: Método Científico
Subitens:
a) Metodologia
b) Observação
Número: 30 alunos
Sexo: 21 do sexo masculino e 09 do sexo feminino.
Idade dos alunos: Entre 15 a 16 anos
Tempo: 04 períodos de 50 minutos

Introdução:
Método científico é uma forma de investigação da natureza. Para isso, não leva em consideração superstições ou sentimentos religiosos, mas a lógica e a observação sistemática dos fenômenos estudados.

Objetivo de ensino:
Proporcionar aos alunos modelo de aprendizagem para entender que a Ciência necessita de uma linguagem precisa, que não dê margem a múltiplas interpretações. Por isso, a ciência utiliza termos específicos, com significados restritos e bem definidos.

Material:
Essa atividade visa abordar a necessidade comum a todas as ciências utilizando materiais bastante simples:
- Lápis
- Folhas (pautadas)
- Folhas ou pedaços de papel milimetrado
- Réguas
- Copos plásticos
- Grãos de feijão

Estratégia Pedagógica:

Pedagogia Relacional.

Procedimento/Metodologia
Vídeo: o professor mostra um vídeo com duração de 15 minutos para os alunos, onde aparecem diferentes tipos de feijão e as variedades de pratos alimentares que podem ser preparados com cada tipo de feijão.
Questão Geradora:
- Observação
Observação é a primeira etapa do Método Científico
Questão Geradora Motivacional:
Os grãos de feijão são iguais (homogêneos)?
Uma pessoa cega pode observar algo?
Como?

Descrição dos fatos:
O tema da aula que planejei para os alunos trata do Método Científico. Neste planejamento de ensino será trabalhada a questão da Observação, que é a primeira etapa do Método Científico.
A tarefa será aplicada num grupo de 30 jovens com idade, entre 15 à 16 anos, que estudam na primeira série do ensino médio, cujo grupo é constituído por 21 alunos do sexo masculino e 09 alunas. Segundo Piaget, nesta idade os alunos estão no estágio das operações formais, quando já pensam de forma mais lógica e abstrata. Nesta fase o indivíduo é capaz de usar o raciocínio hipotético dedutivo.
Como referencial de ensino vou utilizar a teoria construtivista relacional. Após, a sondagem constatei que a maioria dos alunos já tem alguma noção sobre o tema, pois já trabalharam noções desse assunto na 6ª série do ensino fundamental.
Para que um ambiente de ensino seja construtivista relacional é fundamental que o professor conceba o conhecimento sob a ótica levantada por Piaget, ou seja, que todo e qualquer desenvolvimento cognitivo só será efetivo se for baseado em uma interação muito forte entre o sujeito e o objeto. É imprescindível que se compreenda que sem uma atitude de objeto que perturbe as estruturas do sujeito, este não tentará acomodar-se à situação, criando uma futura assimilação do objeto, dando origem as sucessivas adaptações do sujeito ao meio, com o constante desenvolvimento de seu cognitivismo. Sendo, assim, levei uns grãos de feijão para sala de aula com o objetivo de interar o objeto observado, com o sujeito aprendiz.
Mesmo que os alunos já tenham trabalhado este assunto e acreditando na idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância como algo terminado, planejei esta aula com a seguinte metodologia.

Momento de interação com os objetos observados:
A explicação do construtivismo para a aprendizagem é que ela ocorre por meio do estabelecimento de relações entre o que o sujeito já sabe e as novidades que o meio lhe oferece.
Primeiro os alunos assistem a um vídeo onde aparecem diferentes tipos de feijão e as variedades de pratos alimentares que podem ser preparados com diferentes variedades de feijão.
Após o vídeo, o professor desafia a turma perguntando se todos os grãos de feijão são iguais (homegêneos)? E se uma pessoa cega pode fazer observação?
A classe é organizada em grupos de três.
Cada grupo recebe um copo com 12 grãos de feijões.
Após, é distribuído aos componentes do grupo os lápis, folhas – pautada/milimetrada e régua;
Questões de análise de dados:
Em seguida, é solicitado que cada aluno, no grupo, escolha um grão de feijão para descrevê-lo e desenhá-lo.
- Aos alunos é dito que essa descrição tem de ser precisa (detalhada).
Para isso, o aluno utiliza medidas feitas com a régua ou com o papel milimetrado. A descrição e desenho devem conter ainda informações relativas ao formato, ao padrão de cores, à existência de saliências ou reentrâncias e outros detalhes, e ainda citar na descrição um tipo de prato alimentar que pode se fazer com o feijão escolhido.
Depois de concluírem a descrição e transcreverem os dados para a folha pautada, os grãos de feijão são novamente colocados nos copos e misturados.
Baseado na sua própria descrição, cada aluno procura encontrar o grão de feijão que desenhou e descreveu. Nessa etapa, em geral os alunos reencontram seus grãos de feijão.
Em seguida, um grupo troca com outro o copo com os grãos e as folhas com as descrições e desenhos. Baseado na descrição e desenho que consta na folha pautada, os componentes do grupo devem encontrar cada um dos grãos observados.
Essa etapa costuma gerar muitas dúvidas e os alunos dificilmente conseguem estabelecer parâmetros baseados, exclusivamente, na descrição do outro.
Mesmo que nesta etapa da observação os alunos cometam erros, os erros serão importantes para a fonte de aprendizagem. Um ambiente de aprendizagem tem que conviver com os erros, pois segundo Piaget, o aprendiz deve sempre questionar-se sobre as consequências de suas atitudes, e a partir de seus erros ou acertos, ir construindo seus conceitos, ao invés de servir apenas para verificar o quanto do que foi repassado para o aluno foi assimilado, como é comum nas práticas empiristas.
Em ato contínuo, dando prosseguimento à atividade, cada grupo, após discussão interna, deve responder ao seguinte questionário:

Questionário 01:
1. A objetividade é uma das características atribuídas à Ciência. Com base nas observações feitas sobre o feijão, descrevam o que vocês entendem pela frase: “A Ciência é objetiva”.

2. Em Ciência, trabalha-se com observações e inferências (extrapolações feitas a partir das observações). Nos exemplos abaixo, identifiquem o que são observações e o que são inferências:
- A semente está enrugada, portanto não germinará?
- A semente tem 8 milímetros de comprimento?
- A semente origina-se de uma planta?
- A semente é homogênea?
- A semente é manchada?

3. Entre as observações e inferências, existem aquelas que contribuem para uma melhor compreensão do que se pretende estudar e compartilhar com outras pessoas. Existem, também, descrições e inferências que não contribuem para nada. Entre as observações que vocês realizaram no primeiro momento do estudo e as que outro grupo realizou, quais foram as mais úteis para a identificação dos grãos de feijão descritos?

4. Na opinião do grupo, qual a importância das observações e das inferências para a Ciência?

Momento da Assimilação
5. - Neste momento o professor fala que: “Uma das características marcantes da Ciência é a comunicação entre a comunidade científica. Essa divulgação é feita, geralmente, por meio de publicações em revistas especializadas (revistas científicas) e de apresentações em congressos, onde se reúnem especialistas em determinado assunto”.

5.1 – Neste momento os alunos falam:
- Na opinião do grupo, qual é a importância da divulgação dos conhecimentos para a Ciência?

5.2 – Neste momento o professor solicita que cinco (05) alunos saiam da sala de aula e solicita que quando chamados venham com os olhos vendados. Ao chegarem em sala os alunos recebem um recipiente graduado contendo 100 ml de álcool para observarem.
Eles têm que dizer que substância está sendo observado e que quantidade tem no recipiente.
É esperado que os alunos acertem a substância, mas não a quantidade.
Novamente, aqui nos deparamos com as idéias de Piaget sobre a questão dos erros. Aqui também se o aprendiz errar não será punido com nota baixa ou repreensão, mas propiciando a chance de aprender com seus próprios erros. Assim o erro deixa de ser uma arma de punição que nos leva a entender melhor nossas ações e conceitualizações. “O aprendiz é livre para explorar os meios de aprendizagem e os erros são usados para depurar os conceitos e não para se tornarem a arma do professor”. (Valente).

Momento da Acomodação

Fórum de discussões
Uma vez respondido o questionário 01 e debatidas as questões em grupo, o professor encaminha uma discussão com toda a classe, apontando algumas características da Ciência:
a linguagem é precisa; o método é comum para a coleta de informações; a construção de inferências e hipóteses sólidas, baseadas em observações precisas e verificáveis; a utilização de termos específicos; a importância de submeter os resultados e conclusões à comunidade de especialistas; a idéia de que o conhecimento produzido pela Ciência é coletivo e não obra de um único pesquisador; o conhecimento científico é transitório e depende da aceitação da comunidade científica.
O Fórum é proposto para que haja interação e socialização e para que o aluno nesta etapa da sua aprendizagem responda prá si às perturbações (acomodações) provocadas pela assimilação deste material preparado previamente no planejamento de ensino, ou que, o aluno se aproprie, neste segundo momento, não mais do material, mas dos mecanismos íntimos de suas ações sobre este material. Este processo far-se-á por reflexionamento e reflexão (Piaget, 1977), a partir das questões levantadas pelos próprios alunos e das perguntas levantadas pelo professor, e de todos os desdobramentos que daí ocorre.
Avaliação
Será processada durante o processo.

Avaliação: vale 100 pontos
A missão da escola é promover a aprendizagem assistida, onde o professor é o facilitador, visando o pleno desenvolvimento do educando, então a avaliação da aprendizagem não é focalizada apenas em conteúdos, mas prioriza as competência e habilidades, e além disso incentiva a auto-avaliação do aluno e do professor durante o processo.
Na avaliação, o aluno será capaz de descrever o que é observação e citar que órgãos dos sentidos utilizados para observar objetos. E ainda citar se é possível uma pessoa cega observar algo.
A avaliação será continua e realizada durante todo o processo, quando será observado durante as aulas a participação dos alunos, bem como a realização das atividades.

a) Avaliação quantitativa:
Vale: 40 pontos
Critérios:
*Respostas aos questionamentos orais solicitados pelo professor;
* Participação nas discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
*Construção dos relatórios e dos painéis em sala de aula (fórum);

b) Avaliação Qualitativa: Vale: 50 pontos
Critérios:
*Capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir a temática;
* Pró-atividade;
* Voluntariado;
*Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo.

Auto-avaliação do aluno
Vale: 10 pontos


Considerações finais
Para preparar este plano de aula levei em consideração os critérios da idade (15 à 16 anos) e um alimento de consumo diário comum a todos os alunos para elaborarem a habilidade de observação. Nesta idade os alunos estão no estágio das operações formais, quando já pensa de forma mais lógica e abstrata. Nesta fase de idade o indivíduo é capaz de usar o raciocínio hipotético dedutivo.

“PROFESSOR! SEJA UM FACILITADOR ÉTICO COM SEU ALUNO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO LHE PERDOARÁ” (Vilson Arruda)

REFERÊNCIAS:
BECKER, Fernando. O que é construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília, v. 21, n.
83, p. 7-15, abr./jun. 1992.

PIAGET, Jean. (1959) Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1975.
C nascimento da inteligência na criança. São Paulo: Zahar.

Ensino e construção do conhecimento; o processo de abstração reflexionante. Educação e
Realidade, Porto Alegre, v. 18, n. 1, jan./jun. 1993.

EMBRIOLOGIA VEGETAL: EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

UFRGS - REGSD

CURSO: LICENCIATURA EM BIOLOGIA
Aluno: Vilson Antonio Arruda

Exercício Resolvido
Microsporogênese/Microgametogênese
Megasporogênese/Megagametogênese

• Qual a sequência correta da megasporogêse, que ocorre no interior do megasporângio?
a) célula-mãe de megásporo, díade, tétrade de megásporos, megásporo viável
b) saco embrionário maduro, célula-mãe de ginófito, díade de ginófitos, tétrade de ginófitos, ginófito maduro
c)megásporo viável, ginófito binucleado, ginófito tetranucleado, ginófito octanucleado, saco embrionário maduro
d) célula-mãe de ginófito, díade, tetrade de ginósporos, ginófito maduro
e) célula-mãe de saco embrionário, díade, tetrade de ginófito, ginófito viável

• Qual a sequência correta da microsporogênese que ocorre no interior dos microsporângios?
a)díade, tétrade de micrósporos, micrósporos livres, célula-mãe de grão de pólen
b)andrósporos livres, andrófito bicelular, andrófito tricelular
c)célula-mãe de grão de pólen, andrófito bicelular, andrófito tricelular, grão de pólen
d)célula-mãe de andrófito, tétrade de micrósporos, micrósporos livres
e)célula-mãe de micrósporo, díade, tétrade de micrósporos, micrósporos livres

• O gametófito feminino das Angiospermas está geralmente formado por:
a)duas células. As células vegetativa e a generativa.
b) sete células. A oosfera, duas sinérgides, a célula média e três antípodas.
c)quatro células. São os megásporos.
d)quatro células. São os micrósporos.

• A sequência correta da megagametogênese nas Angiospermas é:
a) célula-mãe de ginófito, ginófito bicelular, ginófito tetracelular, ginófito octacelular (saco embrionário)
b) saco embrionário, ginófito bicelular, ginófito tetracelular e célula-mãe de ginófito.
c)célula-mãe de ginósporo, díade de ginósporos, tétrade de ginósporos e ginósporo viável.
d)célula-mãe de ginófito, ginófito binucleado, ginófito tetranucleado, ginófito octanucleado e saco embrionário maduro, com sete células.

• A dupla fecundação ocorre com a fusão dos gametas masculinos, transportados através do tubo polínico com:
a)as duas sinégides
b) as antípodas
c)a oosfera e a célula média
d) a oosfera e uma das antípodas
e)a oosfera e uma das sinérgides

• A esporoderme, a parede que envolve os grãos de pólen, está estratificada em uma camada acetólise-resistente, mais externa, denominada exina, e outra mais interna, a intina. Estas camadas podem estar constituídas, respectivamente, por:
a)pectinas e esporopolenina
b)celulose e hemicelulose
c)celulose e calose
d)esporopolenina e pectinas
e)lignina e celulose

• As células do tapete constituem-se em uma camada muito importante na antera. NÃO é sua função:
a) secretar enzimas, entre elas a calase, que permite a dissolução da calose ao redor dos micrósporos.
b) produzir precursores da esporopolenina que, juntamente com a atividade do micrósporo e gametófito masculino, vão gerar a esporopolenina encontrada na exina.
c)produzir substâncias lipofílicas, como o pollenkitt, que se depositam sobre os grãos de pólen, permitindo sua adesão sobre vetores animais.
d)gerar uma força que, quando suas células estão desidratadas, permite que a antera se abre e libere os grãos de pólen para o meio externo.

• Após a dupla fecundação, o encontro dos gametas masculinos provenientes do tubo polínico com os gametas femininos, no interior do nucelo, leva à formação do:
a)zigoto e célula vegetativa
b) zigoto e núcleos polares
c) gametófito feminino e endosperma
d) embrião zigótico e embrião xenofítico
e) endosperma primário e endosperma secundário

• O estrato da antera responsável pela sua deiscência é ______________, o qual permite que a antera se abra numa região de células especializadas denominado ______________. As palavras que completam corretamente esta afirmativa são, respectivamente:
a) o endotécio e o opérculo
b)a camada média e o opérculo
c) o endotécio e o estômio
d) o tapete e o estômio

• Qual a sequência correta da microgametogênese?
a)díade, tétrade de micrósporos, micrósporos livres, célula-mãe de andrófito
b) célula-mãe de megásporo, andrófito bicelular, andrófito tricelular, tubo polínico
c)micrósporos livres,micrósporo vacuolado, andrófito bicelular, andrófito tricelular, formação do tubo polínico
d)célula-mãe de micrósporo, díade, tétrade de micrósporos, micrósporos livres
e)célula-mãe de andrófito, tétrade de andrósporos, andrósporos livres

• A ____________________ é a responsável pela formação dos gametas masculinos. Quando bicelular, esta célula divide-se ao longo do tubo polínico, formado pelo crescimento da _________________________. Qual das combinações abaixo completa corretamente as lacunas?
a) sinérgide; antípoda
b) célula vegetativa; célula sifonogênica
c) oosfera; célula média
d) célula generativa; célula vegetativa

• Eles são produzidos pelas células do tapete e são um resultado da síntese de precursores de esporopolenina produzidos no citoplasma tapetal. Podem ser encontrados em tapetes, sobre as superfícies radial e tangencial interna, junto ao lóculo da antera. Acredita-se que são homólogos ao estrato mais externo da exina. Estamos falando dos:
a)orbículos
b)dictiossomos
c)pollenkitt
d)drusas

• Nas Angiospermas, qual a parte do rudimento seminal (óvulo) é o megasporângio?
a)Tegumentos
b) Funículo
c) Micrópila
d)Calaza
e) Nucelo

• O gametófito masculino, nas Angiospermas, pode ser liberado pela antera na forma bicelular ou tricelular. Quando bicelular, o gametófito é formado:
a) pelas célula vegetativa e generativa
b)por dois gametas masculinos
c) pelos dois núcleos polares
d) pela célula média e oofera
e)pelo núcleo vegetativo e por um gameta

• No final da microsporogênese, os micrósporos são envolvidos por uma parede celular especial, a qual é rapidamente sintetizada durante a citocinese. Esta parede está composta por:
a) lignina
b)pectina
c) calose
d)hemicelulose
e)celulose

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