sexta-feira, 25 de março de 2011

FILO ANELLIDA - EXERCÍCIOS E QUESTIONÁRIO RESOLVIDO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
REGESD
DISCIPLINA DE ZOOLOGIA "A"

PROFESSORA: Carla Penna Ozorio
ALUNO: Vilson Arruda

Tarefa: completar as lacunas

Sanguessuga - invertebrado hirudíneo
1- Anelídeos são animais bilaterias, triploblásticos e celomados, de corpo , alongado, as vezes achatado dorsoventralmente, subdividido, tanto externa como internamente, em ou . Os anelídeos são, desta forma, vermes mais evoluídos que os platelmintos e nematelmintos, que são ametaméricos.
2-A metamerização é a principal característica do filo Annelida. O é dividido em segmentos similares dispostos ao longo de um eixo anteroposterior. Na região anterior ocorrem duas estruturas pré-segmentares, a primeira é o  que representa a cabeça e imediatamente posterior se encontra o , onde se localiza a boca do animal. Na parte posterior ocorre apenas uma estrutura pos-segmentar, o , que porta tipicamente o ânus.
3- A evolução de uma cavidade interna do corpo tornou possível um significativo avanço na arquitetura animal. O que surgiu entre os anelídeos, foi mantido pelos animais que apareceram mais tarde no processo evolutivo porque trouxe vantagens. Por exemplo, o fluido que preenche esta cavidade funciona como um sistema circulatório, transportando substâncias através do corpo.
4- Organismos do filo Annelida (do latim annelatus = anelado) são vermes segmentados, revestidos por uma epiderme simples ou uniestratificada contendo glândulas mucosas e células sensoriais, recoberta por uma cutícula delgada e muito permeável. Podem medir de 1mm a 3m, a maioria das espécies é de vida livre mas existem parasitas, comensais e mutualistas. As de vida livre podem ser  ou  (tubícolas).
5- O filo Annelida reune aproximadamente 16.500 espécies (Brusca e Brusca, 2003) e esta dividido em três classes, a mais primitiva e mais numerosa do filo é a classe , nesta a maioria dos organismos é marinha e de vida livre, a classe que inclui os Oligochaeta (as conhecidas minhocas) e a classe  (sanguessugas).
6- Amaral et al (2006) atribuem o sucesso dos anelídeos na exploração de hábitats tão diversos em parte ao corpo segmentado e consequentemente aos padrões de locomoção destes animais. Os organismos enquadrados nas três classes presentam habitats preferências por exemplo, os vivem desde regiões entre as marés até as grandes profundidades das fossas oceânicas, poucas espécies em estuários e menos ainda em água doce. Os anelídeos da classe  vivem em ambiente terrestres, de água doce e marinhos, preferencialmente de habitos bentônicos e os da classe  e a que vivem em ambientes aquáticos, principalmente de água doce e substratos úmidos.
7- A região cefálica dos  é distinta do corpo e apresenta apêndices sensitivos (tentáculos, palpos e cerdas), nos Oligochaeta e Hirudinomorpha esta região é indistinta.
8- O sistema digestório dos anelídeos é , de forma tubular, se estende da boca ao ânus, a parte anterior do intestino é especializada em duas regiões: a  geralmente protraível e muscular e um  ciliado.
9- A circulação nos anelídeos é feita por sistema circulatório , consiste de uma série de tubos (canais do tecido conjuntivo), os  sanguíneos. Os principais são os vasos ventral e dorsal, que por movimentos peristálticos impulsionam o sangue.
10- O sistema nervoso é constituído de um composto de gânglios na extremidade dorsal anterior,  nervoso ventral único ou duplo com gânglios e nervos laterais em cada segmento.
11- A reprodução é distinta em cada uma das classes dos anelídeos. A maioria dos poliquetas são , as gônadas são órgãos distintos podendo variar em posição e número, possuem células germinativas, que em certas épocas dão origem a gametas. A fecundação é  e . O desenvolvimento é  e . Algumas espécies se reproduzem assexuadamente por  ou fissão . A  (formação de um indivíduo pelágico ou epítoco) é um fenômeno reprodutivo de muitos poliquetas.
12- Os oligoquetas são , com sistemas reprodutivos bem desenvolvidos e limitados a poucos segmentos, fertilização geralmente é , ocorre a formação de casulo e o desenvolvimento é . A reprodução assexuada é mais comum em organismos de água doce e ocorre através da fissão transversal ou por fragmentação. Alguns podem regenerar as partes perdidas.
13- Os hirudineos são hermafroditas com fertilização , ocorre a formação de  pelo clitelo, o desenvolvimento é . Não se reproduzem assexuadamente nem podem regenerar as partes perdidas.
14-  é uma prega da parede dorsal do dos anelídeos que se invagina, tem a função de  a superfície de secreção e absorção dos alimentos.
15- Os anelídeos são desprovidos de aparelho respiratório, a respiração é . As trocas gasosas ocorrem pela superfície do corpo, apêndices locomotores e brânquias . Nos  há uma intensa vascularização no interior dos parapódios. A epiderme delgada e muito úmida nesta região facilita as trocas gasosas, funcionam como "brânquias primitivas". 

Seguidores