terça-feira, 2 de agosto de 2011

VIAMÃO: LAGO TARUMÃ ESTÁ MORRENDO E PEIXES AGONIZAM

O descaso das autoridades está
matando o Lago Tarumã, rara beleza
ecológica no centro da cidade de Viamão.

O prefeito Alex Boscaini (PT) não faz
nada para socorrer o manancial rico
em flora e fauna.

 LAGO TARUMÃ (AM)  ano 2009 - Foto Divulgação









Texto e fotos: Vilson Arruda Filho

Será que assistiremos em breve o funeral do Lago Tarumã?
O mais lindo cartão postal de Viamão, com rara beleza, localizado no centro da cidade, está na UTI.
O falecido jornalista Cândido Norberto amava este Lago, pois tinha uma morada na frente deste santuário ecológio. Quando trabalhava na Rádio Gaúcha tinha um comentário no Programa Chamada Geral e iniciava o contário, mais ou menos assim: "Direto do Santuário do Lago Tarumã em Viamão, inicio falando de.....".
Através de denúncias de moradores do entorno do Lago Tarumã fomos ao local e constatamos um impacto ambiental de grandes proporções. Nossa reportagem observou centenas de peixes mortos e, outros tantos, por entre uma espuma de cor amarelada, agonizando por asfixia. No local um cheiro fétido de peixe morto se espalha no ar. O manancial está comprometido devido ao acúmulo de lixo que são depositados nas nascentes e pelo esgoto a céu aberto que sai de algumas casas, e escorre pelo leito da rua João Dias, e desaguá dentro do Lago. Por entre a mata encontramos muito lixo esparramado, garrafas plásticas, descartes de móveis como sofás, eletro domésticos e carcaças de animais mortos.
A flora e a fauna do Vale do Tarumã está sofrendo com a depredação ambiental. Está pedindo socorro para as autoridades, mas os interesses do prefeito Alex Boscaini (PT) está mais voltado para os “mamadores” da composição política do seu governo e, por hora, não se preocupa em elaborar um programa ambiental de curto prazo, para preservar as áreas de reservas naturais no município. O santuário ecológico do lago é um refúgio de aves e de animais silvestres que convivem com a modernidade. “A falta de um projeto ambiental sustentável para o Lixão, no Passo do Morrinho e para a preservação do Lago é um exemplo do descaso do prefeito Alex com o meio ambiente”, avaliou o vereador Romer Guex (PSOL).
O caseiro Nery de Oliveira, 48 anos, disse que a quantidade de cadáveres de animais descartados na margem são oferendas religiosas. “O prefeito tem que tomar providências”, cobrou. A universitária, Janaina Alves, 35 anos, disse que mora há 20 anos, na rua marginal, Antonio Fraga Ramos, e que está pensando em se mudar para outro local. “Já cansei de ligar para o 0800 da Prefeitura( Fala Cidadão) para eles retirarem o lixo das margens e repor as lâmpadas queimadas na iluminação pública, mas eles não comparecem”, ressaltou. “Entre todos os prefeitos que já governaram Viamão, parece que esse é o pior”, avalia indignada a moradora Janaina.
Nery conta que pelo valão localizado na margem oeste do lago corre o esgoto doméstico das residências do centro de Viamão, e que nos dias de chuva torrencial parte da água poluida transborda para dentro do lago. “Dias depois começa a aparecer peixes mortos”, revela.
Julian Silva conta que viu um caminhão a serviço da prefeitura despejar lixo dentro do lago. O secretário de obras, Marcos Nor, explicou que o caminhão da prefeitura não joga lixo. “O caminhão pipa capta a água do lago para utilizar no hidrojateamento com a finalidade de desentupir os bueiros nos bairros do município”, esclarece.
Segundo o acadêmico em biologia na UFRGS, Vilson Antonio Arruda, os peixes morrem devido a baixa concentração de oxigênio provocada pela poluição. “A taxa de oxigênio é muito baixa, e os animais aquáticos entram em óbito devido o alto nível de poluição”, explica Arruda.

VISTA PARCIAL DO LAGO TARUMÃ EM 2009
Foto: Itamar Santos

SEM SANEAMENTO BÁSICO ESGOTO DOMÉSTICO
A CÉU ABERTO CORRE PARA DENTRO DO LAGO

ESGOTO DAS RESIDÊNCIAS NÃO CAEM NA CANALIZAÇÃO PÚBLICA
E CORREM PARA DENTRO DO MANANCIAL DO LAGO

CENTENAS DE PEIXES MORRERAM NESTA SEMAMA

A POLUIÇÃO DA ÁGUA NÃO POPOU OS
MORADORES AQUÁTICOS DO LAGO

OLHA SÓ A GRANDE QUANTIDADE DE PEIXES MORTOS

O POVO MAL EDUCADO DESCARTA SOFÁ NAS MARGENS DO LAGO

LIXEIRAS DOMÉSTICAS SÃO COLOCADAS
DENTRO DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO

LIXO PE DESCARTADO PELA POPULAÇÃO NAS  MATAS DA RESERVA


ENTULHOS E RESTOS DE MATERIAL DOMÉSTICO É COMUM
 ENCONTRAR NAS VIAS DE ACESSO AO LAGO

LIXO É CARTÃO POSTAL NO LAGO

POR TODO O  ESPAÇO TEM LIXO DOMÉSTICO ESPALHADO

VEJAM O CONTRASTE: LIXO E BELEZA NATURAL

LAGO LINDO, E LIXO SUJO

CARCAÇAS DE ANIMAIS MORTOS SÃO DESCARTADOS
 NA MARGEM DO LAGO TARUMÃ

LIXEIRA DOMÉSTICA FOI COLOCADA DENTRO DA ÁREA
DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DO LAGO


OLHA SÓ A VERGONHA QUE É. OUTRO SOFÁ
QUASE CAINDO NO LEITO DO LAGO

POVO SEM EDUCAÇÃO É POVO DESUMANIZADO
CÃOZINHO FOI SE ALIMENTAR DE PEIXE MORTO
E FICOU EMBRETADO NA ÁGUA

PEIXES MORTOS POR ENTRE A ESPUMA



CAUSA PROVÁVEL DA MORTE DOS PEIXES

DBO

DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO

Vilson Antônio Arruda*

*Acadêmico em Biologia UFRGS

02/08/2011

Quando se fala em esgotos domésticos, o termo DBO é frequentemente usado pelos técnicos; ele é indispensável em qualquer discussão a respeito.

Vou tentar esclarecer o que significa para os leigos:

DBO é a abreviatura de Demanda Bioquímica de Oxigênio.

A palavra demanda quer dizer, entre outros significados, quantidade consumida ou a consumir; a palavra bioquímica significa, aí; um misto de reações de origem biológica e química.

RESUMINDO:

DBO é um consumo de oxigênio, através de reações biológicas e químicas que ocorrem no interior de um manancial de água doce (rio ou lago) – Corpo d’ água.

Corpo d’água doce significa neste caso, em Viamão, O Lago Tarumã.

Num corpo d’água coexistem bactérias e matéria orgânica (poluição) de todas as naturezas.

Uma bactéria se alimenta de matéria orgânica (contém carbono e hidrogênio), isto é, seu alimento se baseia em substâncias que contêm carbono e hidrogênio.

No caso do Lago Tarumã a matéria orgânica (poluição) são os esgotos domésticos que entram no algo de alguma forma.

A digestão completa dessa matéria orgânica (que contém o carbono e o hidrogênio) se faz no organismo da bactéria, através de uma reação bioquímica que necessita de um elemento fundamental para ser realizada: o oxigênio.

Quando é fornecido (como alimento) à uma bactéria uma quantidade de matéria orgânica, ela precisará de uma determinada quantidade de oxigênio para que seu organismo transforme a matéria orgânica em outra substância (no caso, mineralize a matéria orgânica).

Um rio ou um lago é sempre rico em matéria orgânica (alimento) e bactérias (decompositores)

Para que as bactérias sobrevivam e se multipliquem é necessário haver alimento (matéria orgânica) e oxigênio. Se houver muitos alimentos, as bactérias se multiplicarão em demasia e disputarão entre si todo o oxigênio disponível; dessa forma, o oxigênio tende a acabar e as bactérias a morrerem, transformando-se em mais alimento disponível (afinal elas são matérias orgânicas também).

Acabado o oxigênio, as águas do Lago Tarumã serão incapazes de sustentar a vida aeróbia (isto é, a vida de todos os organismos que habitam as águas e necessitam oxigênio para viver).

Dessa forma, tem sempre que haver um limite de matéria orgânica que pode ser lançada a um rio ou a um lago, para que o oxigênio existente não desapareça e com isso o rio ou lago "morram".

O esgoto a “céu aberto” que deságua no Lago Tarumã é uma fonte enorme de matéria orgânica, diz-se, assim, que a DBO desse esgoto é alta ou, que quer dizer, as águas do esgoto irão exigir um alto consumo de oxigênio do Lago, exatamente por serem ricas em matéria orgânica.

O tratamento de esgotos nada mais é que uma forma de reduzir essa DBO, antes que o esgoto atinja o manancial de água (no caso aqui específico o lago Tarumão), para preservar seu oxigênio e também, em alguns casos, eliminar matérias orgânicas vivas transmissoras de doenças para o homem.

Alguns exemplos de DBO:

a) As águas servidas de uma refinaria de açúcar chegam a ter DBO de 6.000 miligramas por litro, o que significa que a cada litro dessas águas despejado num rio farão com que 6.000 mg ou seja, 6g do oxigênio dissolvido na água do rio desapareçam.

b) Nos esgotos não tratados (esgotos domésticos), cada pessoa é responsável (em média) pelo desaparecimento de 54 gramas diárias de oxigênio existentes nas águas do rio (ou lago) onde esse esgoto é despejado.

Dessa forma, sendo a água doce um bem raro, qualquer tratamento prévio para reduzir a DBO (fossa séptica, filtro biológico etc.) será de grande importância na preservação dos corpos d’água, dos quais dependemos para viver.

Proposição para solucionar o caso do lago Tarumã:

Plano de Manejo: Curto Prazo – urgência.

1) Desvio do valo marginal ao lago (condutor de esgoto doméstico do centro da cidade), com respectiva canalização subterrânea com vazão superior a demanda de água nos dias torrenciais de chuva forte e consistente;

2) Cultivo das plantas:

2.1- Aguapés((fica boiando na superfície da lâmina de água);

2.2- Junco (Carex sp) – planta fixa que habita as margens dos mananciais aquáticos.

OBS: Ambas, as plantas especificadas são filtradoras de água.

3) Recolhimento permanente do lixo na região do entorno do Lago Tarumã;

4) Canalização subterrânea dos esgotos domésticos que correm a céu aberto, na rua João Dias, lado norte, desviando-os, para o esgoto público.

5) Pavimentação das ruas marginais e arborização no entorno do Lago Tarumã para humanização do local;

6) Iluminação pública nas vias do entorno do Lago para segurança dos cidadãos que por ali circulam.



*Acadêmico em Biologia UFRGS

*Professor na Escola Técnica de Agricultura de Viamão











Seguidores