segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PSOL DE VIAMÃO FAZ REUNIÃO COM CASA CHEIA

PSOL REALIZA O PRIMEIRO DE UMA
SÉRIE DE ENCONTROS QUE IRÁ CONSTRUIR
O PROJETO DO PARTIDO PARA VIAMÃO.



VEREADOR ROMER É PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO


Reunidos na sede da Intersindical, no centro de Viamão, militantes, filiados e simpatizantes do PSOL deram inicio a uma série de encontros que irá construir o projeto do partido para o município, em especial, o programa de governo para as eleições de 2012. Conforme o Presidente da sigla, Pedro Ciarlo “... reuniremos com nossos militantes, filiados e simpatizantes em várias regiões do município para ouvindo-os e, a comunidade local, termos um projeto inovador para Viamão”.

Já para o pré candidato a Prefeito pelo PSOL, Vereador Romer Guex, “ o PSOL terá um projeto diferenciado para a cidade e só o PSOL pode ter um programa que privilegie o povo pobre e o trabalhador desta cidade, uma vez que os demais partidos ou representam o projeto ultrapassado que Governou a cidade antes do PT ou estão participando da atual administração cujo projeto executado é o da estagnação. O PSOL será a opção do povo viamonense entre o retorno ao atraso e a manutenção da estagnação.”

No encontro, foram eleitos os delegados para os Congressos Estadual e Nacional do partido. Dois novos encontros já estão marcados, um para a comunidade dos distritos de Águas Claras e Capão da Porteira e, outro, no quarto distrito.


ROMER DOS SANTOS GUEX


VEREADOR DO PSOL

LAGO TARUMA É REVITALIZADO APÓS DENÚNCIA DO COLUNISTA ARRUDA FILHO DO JORNAL SEXTA DE VIAMÃO

Prefeitura acordou após alerta da
mortandade de peixes 
e realiza limpeza no Lago Tarumã


LADO OESTE DO LADO FOI ROÇADO E LIXO RECOLHIDO

NA PARTE NOROESTE A GRAMA FOI CORTADA E LIXO RECOLHIDO

NO LADO OESTE A MARGEM FOI REVITALIZADA

FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA FAZENDO  
A LIMPEZA DA MATO QUE JÁ
TOMAVA CONTA DA RUA DE ACESSO AO LAGO TARUMÃ


Setembro de 2011:
Após denúncia  da mortandade de peixes ocorrida no Lago Tarumã, pelo colunista Vilson Arruda Filho do Jornal Sexta de Viamão e Jornal Zero Hora de Porto Alegre a prefeitura de Viamão resolveu acordar e iniciar a limpeza geral de todo o entorno do lago. Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gross, e de Obras e Viação, Marcos Nor, realizaram uma vistoria, nesta sexta-feira (26), para fiscalizar as ações.

Segundo Gross, desde que começou a mortandade de peixes a secretaria está monitorando o local e tomando as devidas medidas para o controle do fato. “A primeira iniciativa foi a coleta da água para a análise da Corsan. Estamos esperando os resultados para vermos o real motivo das mortes. Além disso, não estamos sozinhos nesse trabalho, pois após o ocorrido acionamos, imediatamente, a Secretaria de Obras e Viação que começou a limpeza geral do local”.

A morte dos peixes pode ter vários motivos, mas de acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Oliveira, o frio poderia ser o problema. “A tilápia não se adapta ao frio extremo que está assolando o Estado. Além disso, no lago Tarumã não há apenas uma espécie de peixe. A carpa cabeçuda, por exemplo, cava a terra do fundo do lago e faz a água ficar turva, impossibilitando também a vida da tilápia.” Oliveira disse, ainda, que “para confirmarmos ou não essa hipótese, teremos que aguardar os resultados da análise realizada com a água do lago”.

As melhorias, de acordo com o secretario Marcos Nor, foram referentes à capina e roçada em torno do lago, além da retirada de lixo e de peixes mortos das margens do mesmo. “Toda essa iniciativa busca, além do cuidado com o meio ambiente, a melhor visão da população viamonense para com um dos pontos turísticos do município”.

A prefeitura de Viamão pede a colaboração de todos os viamonenses para a preservação da limpeza do Lago Tarumã, a fim de valorizar a beleza natural do município.


Fotos: Markus Vargas


PREFEITURA DE VIAMÃO ENCAMINHA PROJETO PARA IMPLANTAR PISO NACIONAL PARA PROFESSORES

Prefeitura quer implantar
piso nacional na educação

SECRETÁRIO GILNEI LEITE ANUNCIA O PROJETO DO PISO NACIONAL DE PROFESSORES PARA O MUNICÍPIO

PREFEITO ALEX ASSINA O PROJETO ENCAMINHADO A CÂMARA MUNICIPAL



Diferente do governador Tarso Genro (PT) que resiste em pagar o piso nacional para o professores do Estado do RS, o prefeito Alex Boscaini de Viamão, em reunião inédita com os diretores das escolas municipais  anunciou cumprir a lei, nesta segunda-feira (29), e apresentou o  projeto de lei para a implantação do piso nacional no município. O evento ocorreu no Centro de Formação Profissional Walter Graf, e tem por finalidade a adequação da Lei Federal nº 11.738/2008, que dispõe sobre o piso nacional dos profissionais da educação.

Segundo Boscaini, o artigo 3º da Lei Municipal nº 3.227/2004 passará a vigorar após a aprovação na Câmara dos Vereadores, e tem como característica aumentar o salário dos educadores do município. “Está sendo fixado como salário dos professores do quadro de carreira, classe “A”, nível “1”, para 20 horas semanais, R$ 593,50. O valor atual é de R$ 540,90. Referente a importância de tal iniciativa, o prefeito afirmou: “Queremos estimular nossos professores para que desempenhem o seu papel da melhor forma possível. Somos um dos poucos municípios que tiveram a iniciativa de equiparar o piso municipal ao nacional. Nem o Estado tomou tal iniciativa”, ressalta.

O secretário de Educação, Gilnei Leite, também falou da importância do projeto e ressaltou o valor de ser um profissional da educação. “Ser professor é ser orientador, ser base para o conhecimento, ser guerreiro, ser muitas vezes um pai ou uma mãe. E por isso, e outras tantas qualidades, concluo que é a iniciativa mais justa que o prefeito poderia tomar para com esses merecidos profissionais, que tem o direito de serem valorizados, pois desempenham um papel essencial para nossa sociedade”, encerra.

O projeto de lei será protocolado na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira para apreciação e aprovação. Também estiveram presentes no evento, os secretários de Administração, Jussemar da Silva, e da Fazenda, Diomar Neumann, além dos diretores-gerais da Educação, Belini Romanzini, e da Administração, Oscar da Silva.

Seguidores